Login: E-mail Senha Lembrar senha

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - Tel: +55 11 5904-2881 / 5904-3959 - Whatsapp: 11 99408-0079

Mensagem do Presidente

Quando esta Diretoria assumiu em janeiro do ano passado tinha certeza que enfrentaria um biênio muito difícil devido aos seríssimos problemas políticos e econômicos pelos quais passava o país, motivo pelo qual desde o primeiro dia iniciou um trabalho hercúleo para enfrentar e vencer as vicissitudes que se prenunciavam.
 
Mesmo assim, procurando tornar a SBED mais acessível a todas as áreas da saúde, esta Diretoria ousou tomar uma atitude jamais pensada em nossa sociedade – não aumentou o valor da anuidade para os associados médicos e dentistas e baixou o valor para os associados de outras profissões, - com o intuito de permitir acesso aos conhecimentos essenciais para o tratamento da dor, para o maior número de profissionais.
 
Sabíamos que era difícil, mas as dificuldades que se apresentaram foram maiores, muito maiores do que as esperadas, especialmente com as empresas parceiras, que desde sempre ofereceram apoio e suporte para que a SBED pudesse exercer plenamente sua proposta de ensinar aos profissionais da área da saúde de nosso país como tratar melhor a dor que lamentavelmente causa grande sofrimento aos doentes que vivem no Brasil.
 
Antes de iniciar nossa jornada elaboramos um projeto de modernização da SBED que começou a ser implantado nos primeiros dias de janeiro. Foi criada uma nova imagem visual da sociedade que propiciou um revigoramento dos veículos de comunicação com um portal mais ágil e moderno e um trabalho incansável nas mídias sociais que permitiu atingir um número de leigos e profissionais jamais imaginado, levando e recebendo informações valiosíssimas para os doentes que convivem com as agruras da dor e para todos os que deles tratam. Trabalhamos arduamente e atingimos um número relativamente maior de 2016 até o presente momento passando de 50.000 acessos ao ano para 830.684 acessos em 2016, desde então, vem crescendo progressivamente.
 
Houve um crescimento sustentado também da participação nas mídias sociais, pois a Fanpage no Facebook passou de 3.000 para 14.000 likes, permitindo a um maior número de pessoas encontrarem algum lenitivo para suas dores.
 
Nosso mailing também aumentou de modo extraordinário, passando de 7.000 e-mails cadastrados no banco de dados no inicio da gestão para 38.000, o que contribuiu muito para aumentar o acesso a um enorme numero de profissionais das diversas profissões envolvidas com o tratamento da dor, e deu grande visibilidade ao intenso e incansável trabalho de levar a todos os e-mails cadastrados as noticias importantes para que cada um pudesse se aprimorar com o intuito de dar um melhor tratamento para os doentes portadores de dor aguda ou crônica.
 
A Revista Dor ganhou uma nova imagem e devido ao excelente trabalho do editor e seu corpo de auxiliares teve um acréscimo importante em sua pontuação como pode ser visto em uma matéria de autoria do Dr. Eduardo Grossmann em matéria que está neste número do Jornal Dor.
 
Sucesso absoluto, que certamente muito contribuiu para o conhecimento da dor neuropática foi o número especial da Revista Dor sobre a Dor Neuropática, com tiragem de 20 mil exemplares, em português e inglês, lançado no ano passado, já esgotado, com o patrocínio de Grünenthal do Brasil Farmacêutica Ltda., que está disponível no site da SBED e também pode ser acessado via Google Acadêmico, cujos artigos já têm sido citados por um sem número de autores.
 
Um objetivo que será concretizado em breve é o lançamento do Tratado de Dor da SBED, durante o 13º CBDor, que conta com 224 capítulos envolvendo tanto quanto possível, quase que a totalidade dos temas que importam para o estudo e tratamento da dor. Aguarde!!!
 
Também será lançado durante o CBDor, um número especial da Revista Dor sobre a Dor Pós-Operatória, patrocinado por Cristália Produtos Químicos, em consonância com a IASP que elegeu 2017 como o Ano da Dor Pós-Operatória, com 66 artigos de revisão, escritos por autores brasileiros das mais variadas profissões. Contenha sua ansiedade!!!
 
Até o fim deste ano você receberá mais um número especial de sua Revista Dor, patrocinado por Grünenthal do Brasil Farmacêutica Ltda., dedicado exclusivamente ao estudo da farmacocinética e farmacodinâmica do analgésico tramadol.
 
Foi realizado um intenso trabalho de atualização e ampliação de nossa lista de contatos, para consolidar a imagem da SBED e torná-la mais conhecida, para aumentar o número de associados e propiciar a realização de um memorável CBDor, em Natal, no próximo mês de setembro, no qual serão desenvolvidos simultaneamente em até 8 salas, 26 temas em 320 palestras.
 
Em janeiro de 2016 foi feito um trabalho de apresentação da sociedade para todos os Conselhos Federais das profissões da saúde, e para mais de uma centena de associações nacionais de profissionais da saúde, tendo o presidente e outros membros da diretoria representado a SBED na posse da Diretoria de várias sociedades coirmãs.
 
Além do trabalho realizado pelas secretárias da sociedade usando todos os meios de comunicação para levar a mensagem de uma SBED forte e atual, os diretores e funcionários estiveram presentes divulgando a imagem da SBED, seus objetivos, suas publicações e o CBDor em 35 eventos em todo o país, incluindo congressos de profissionais da saúde, algum que congregaram milhares, mas também em eventos menores que reuniram algumas poucas dezenas de participantes.
 
As imagens da participação da SBED nos eventos têm sido apresentadas no site e também em todos os números do Jornal Dor, sendo que algumas das participações deste trimestre podem ser vistas nas páginas deste Jornal Dor.
 
Como tínhamos certezas das dificuldades que enfrentariamos para realizar o CBDor na aprazível, porém distante cidade de Natal para os profissionais que vivem no norte, centro-oeste, sul e sudeste do Brasil, procuramos inovar, para sobreviver a instável situação econômica e política do país, causada pelos desmandos dos nossos dirigentes máximos.
 
Idealizamos um congresso com o menor valor de inscrição possível, para permitir que os congressistas que vivem fora da região nordeste, e que de modo semelhante a todos os brasileiros sofrem com a recessão econômica possam ir ao CBDor para aprender e ensinar, apresentar seus temas livres, rever amigos e também porque não, usufruir da beleza e das amenidades da capital potiguar.
Para que o valor da inscrição fosse o menor possível, além de não haver uma suntuosa sessão inaugural, não haver festas, pois de per si, Natal já é uma festa, a Comissão Organizadora tem conseguido que muitos palestrantes abram mão de que a SBED custeie sua viagem e hospedagem, a exemplo do que ocorre no Congresso Mundial promovido pela IASP.
 
Outra atividade realizada pela diretoria e funcionários da SBED, desde o inicio do ano passado, foi estreitar relações com todas as empresas produtoras de medicamentos e equipamentos usados pelos profissionais da saúde para o tratamento da dor de seus pacientes.
 
Foi um trabalho permanente, intenso, continuo e persistente, tendo sido contatadas de modo persistente por nossos diretores e funcionários as empresas ABBOTT, Alergan, Ambu, Apsen, Aptissen, BBRAUN, BD - Becton Dickinson, Biolabfarma, Boston Medical Group, Bramsys, CEFALY - POLITEC SAÚDE, Corpus Comercial, DISPORT, EMS, Europharma, Farma Import, GE, GROSS, Invel, IST, JG Moriya, LAS BRASIL, Libbs, Meizler, Micromar, Neurociencias, Neurosoftbrasil, NOVARTIS, Optika, OttoBock, PROSIGNE, SAMSUNG, Sanofi, Sirio Libanes, Solievo, St Jude, H Strattner & Cia, TERUMO MEDICAL DO BRASIL, União Quimica e Vortex, que por motivos os mais variados não tiveram possibilidades para se juntar a SBED na realização do CBDor.
 
Felizmente outras empresas parceiras, mesmo sofrendo as enormes dificuldades causadas pelo difícil momento econômico pelo qual passa o país estão de braços dados com a SBED, com todos os associados e com todos os congressistas, oferecendo o melhor para que os congressistas possam atualizar seus conhecimentos, e assim atender melhor seus pacientes. Nossos sinceros agradecimentos às empresas, que entenderam a importância de investir na educação para tratar a dor: Ache, Aptíssen, BTL, Corpus Comercial, Cristália, Daiichisankyo, Delta Lab, Ecomed, Grünenthal, IBRAMED, Medtronic, Mundipharma, Pfizer, Relax, Sonosite, TRB Pharma, Zambom e ZODIAC.
 
Esperamos que vocês estejam conosco em Natal para juntos fazermos um excepcional CBDor, e não se esqueça “Você é a SBED e a SBED é Você” ou seja a SBED só existe por você e para você!
 
Prestigie e colabore com a SBED e com os eventos por ela promovidos, pois o beneficiário é você e consequentemente seus pacientes!!!
 
Irimar de Paula Posso
Presidente
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home