Login: E-mail Senha Lembrar senha

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - Tel: +55 11 5904-2881 / 5904-3959 - Whatsapp: 11 99408-0079

SBED promove em SP o I Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares e Dor

A SBED promoveu, em 7 de abril, o I Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares e Dor – SPICED. O evento aconteceu no Hotel Maksoud em São Paulo e contou com a participação de mais de 45 inscritos, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos e acupunturistas.

As Práticas Integrativas e Complementares – PICs se tornaram uma realidade na rede de atenção à saúde de todo o País. Para atualizar os profissionais da Dor, o COMPIC - Comitê de Práticas Integrativas e Complementares e Dor trouxe sete palestrantes que abordaram as mais diversas temáticas. Entre os principais tópicos abordados, destacam-se práticas integrativas e complementares da dor oncológica, reiki, toque terapêutico, ozonioterapia, práticas integrativas e educação em dor.

Os temas abordados foram cuidadosamente escolhidos, a fim de salientar temáticas para níveis diferentes de conhecimento dos profissionais. O simpósio contou com workshops de abertura e fechamento sobre educação, devido ao Ano Mundial de Excelência em Educação em Dor da IASP e a programação teve temas complementares entre si.

Para a coordenadora do COMPIC, Dra. Maria Belén Salazar Posso, as PICs complementam a prática médica tradicional, pois, contribuem, não apenas, com as patologias em si, mas com a dor total.

“O evento foi muito proveitoso, pois discutiu ciência, humanidade e alma, importantes para o relacionamento terapêutico. Quando precisamos tomar decisões complexas, integrar disciplinas é fundamental, a correta comunicação, por isso debatemos as melhores formas de motivar profissionais de saúde interessados nas PICs e Dor como cuidar do ser humano em sua totalidade”, declara Dra. Maria Belén. 

Confira abaixo as fotos do simpósio:

 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home