Login: E-mail Senha Lembrar senha

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - Tel: +55 11 5904-2881 / 5904-3959 - Whatsapp: 11 99408-0079

Caminhada contra a dor percorre o Brasil

Para orientar a população e profissionais da saúde sobre a conscientização de que sentir dor não é normal e deve ser tratada, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), em parceria com a Zodiac Produtos Farmacêuticos, criou a Campanha nacional “A dor para a vida das pessoas. Pare a Dor”, em 2009, com a realização de uma mobilização teatral rápida no Mercado Municipal de São Paulo. A ação impactou centenas de pessoas no local e gerou mais de 1,5 milhões em mídia espontânea na TV, revistas, jornais e internet, espalhando a notícia para mais de seis milhões de pessoas.

A Caminhada Pare a Dor, ação que integra a campanha nacional, teve início em parque público de São Paulo e hoje ganha espaço em outras cidades pelo país. “Eventos para o público em geral tendem a aproximar as pessoas de profissionais da área de tratamento da dor. O principal objetivo desta iniciativa é desmitificar conceitos errôneos de que a automedicação não é prejudicial e ao mesmo tempo favorecer a prescrição correta e individualizada dos analgésicos”, destaca Fabíola Peixoto Minson, coordenadora da campanha.

Em todas as caminhadas, que aconteceram sempre pela manhã, com trinta minutos de atividades, os participantes contam com a orientação de professores de educação física e fisioterapeutas e recebem camisetas da campanha.

“Há ainda muitas dúvidas e mitos em torno da dor por parte da população. O programa esclarece esse tipo de assunto, educando cada participante. Temos casos impactantes e de sucesso de pacientes que obtiveram melhora significativa da dor em condições crônicas, como fibromialgia, enxaqueca, entre outras doenças. Nosso objetivo é pulverizar cada vez mais o assunto e auxiliar as pessoas na conduta do diagnóstico e tratamento”, afirma José Tadeu Tesseroli de Siqueira, presidente da SBED.

A Caminhada Pare a Dor teve sua primeira edição no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Agora, em formato itinerante, a campanha já conquistou grande repercussão e desde 2013 já percorreu diversas cidades e capitais no país. Este ano, a campanha pretende incluir mais regiões no programa: Rio de Janeiro, São Luís, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza.

Caminhada Pare a Dor em São Paulo

As ações gratuitas para tratar a dor gratuitamente no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, já estão a todo vapor neste ano. A SBED realiza toda quinta-feira e sábado as Caminhadas Pare a Dor no local. O evento é totalmente gratuito e os interessados em participar só precisam comparecer ao Portão 7 do parque, na Avenida República do Líbano, às 8h20, retirar uma camiseta e juntar-se ao grupo para começar os exercícios.

“A atividade física regular é a melhor ajuda no tratamento da dor crônica. O melhor exercício é aquele que faz bem ao paciente e que melhora sua dor”, explica Mariana Schamas, fisioterapeuta sempre presente às caminhadas de São Paulo. A ação tem missão de amenizar os sintomas e conscientizar a população sobre importância do exercício físico acompanhado por profissionais.

O percurso é realizado em ritmo agradável por aproximadamente cinco quilômetros e já conta com grupo assíduo. Uma equipe de profissionais de saúde composta por professores de educação física e fisioterapeutas, acompanha os caminhadores e uma sessão de alongamento é realizada ao final.

Os interessados em levar o evento Caminhada Pare a Dor para suas cidades devem entrar em contato com a SBED, pelo (11) 5904-2881 ou e-mail dor@dor.org.br.Para acompanhar a campanha “A dor para a vida das pessoas. Pare a Dor”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home